Ladies and gentleman,
Acho que não ha melhor lugar pra discutir a respeito da arquitetura das Frameworks e padroes EE Java do que aqui, pelo que vi do pessoal a maioria é Javeiro de guerra.
Bom gostaia saber de cada um sua visão e ou experiencias com as ultimas Frameworks de mercado, como Spring, Seam e o proprio JEE padrão, que são as que vejo que mais bombam por ai.
Desde que surgirao as anotacoes e AOP explodiu, IoC nunca foi tao usado e com tanta facilidade, porem essas facilidades na minha opniao estao chegando em um nivel que esta começando a deixar algumas coisas meio medonhas.
Bom vou colocar minha opniao e o que ja vi de cada um, por favor continuem o topico com a opniao de voces, corrijam minhas opnioes, acrescetem, sei la, acho que é um topico importante, pois querendo ou nao estes caras estao ai e crescendo.
Spring
Acho legal a ideia do Spring ate porque ele chegou antes do Java EE 5 e supriu algumas das necessidades que JEE veio a suprir depois. Gostei por que vi que é algo bem organizado e se consegue controlar melhor a arquitetura e desenho do sistema alem de exigir um ambiente menos complexo.
Agora esse cara da performance ? quando a coisa fica grande(muitos usuarios, muitas transacoes...), como esse cara se comporta ? É escalavel ?
Seam
Gostei da ideia do seam e vejo algo parecido com o que houve com o Spring e Java EE5, pelo que vi o que o Seam se propoe com a JSR299 é algo que esta sendo previsto para o Java EE 6, a RedHat que esta fazendo o Jboss dar lucro agora ta saindo na frente com isso, bom o que vi de Seam ao mesmo tempo que achei legal fiquei meio na duvida quanto ao modelo dele, esse lance dele controlar tudo e bem dizer criar camadas virtuais dos componentes da aplicacao com mapeamentos diretos achei legal e ao mesmo tempo meio medonho, a complexidade de gerenciamento disso e margem de furos ou limitações me assusta. Mas para coisas pequenas talvez nao seja uma má ideia.
Java EE
Bom eu particularmente gosto e vou pro lado dos modelos puritanos onde temos mais controle do que estamos fazendo, apesar de que as vezes isso pode causar um aumento de complexidade para equipes de desenvolvimento e outras coisinhas mais, quem ja trabalhou com J2EE 1.4 sabe disso e o que vejo com o Java EE 5, é que ele supre bem a maioria dos modelos de arquitetura para desenvolvimento corporativo sem a necessidade do uso de Frameworks que as vezes so criam uma maneira diferente de fazer as coisas na minha opniao e nem sempre com tantas vantagens assim.
Bom abri esse topico so pra saber a opniao de voces, big masters da arquitetura utilizando Java e saber se minha visao sobre esse topico esta distorcida e melhorar a mesma com a opniao de voces, ainda dava pra falar muita coisa aqui como diz Carol McDonald's "Tudo vai depender de seus requisitos", do que se precisa fazer e blablabla mais acho que nao preciso entrar nesse merito, quero so saber a opniao e ou experiencia de voces a respeito dessas e outras solucoes prontas de mercado.
Abraço a todos,
---
Sds,
Carlos Lacerda
Tags:
Compartilhar
Facebook
-
▶ Responder esta