Pangea

A primeira rede social sobre arquitetura de software do Brasil

Fiz recentemente uma apresentação sobre Certificação Profissional em Arquitetura de TI. Trata-se de um assunto mais abrangente do que Arquitetura de Software porém achei que o contéudo poderia interessar aos membros dessa comunidade, (e por isso criei uma discussão). Quem quiser conferir e comentar basta apontar o browser para o slideshare:

http://www.slideshare.net/msavio

[ ]s

--
M. Sávio
http://www.linkedin.com/in/msavio
http://msavio.myplaxo.com/

Responder esta

Respostas a este tópico

Bela apresentação, Marcelo. Obrigado por compartilhar este material aqui em PANGEA. :-)
Em tempo, muito divertidas as tirinhas do Dilbert Arquiteto.

Responder esta

Marcelo,
fique tranquilo quanto ao contexto. Pangea tem um continente dedicado exclusivamente à Arquitetura Empresarial.

Fiquei curioso em saber mais detalhes sobre os exames de certificação TOGAF e ITAC.

Alguma empresa ou instituição de ensino oferece cursos no Brasil?
Quanto tempo para a preparação?
Como é o formato do exame? multipla-escolha? oral/entrevista? prático?
Quais os centros que aplicam estes exames?

Responder esta

Obrigado pelos feedbacks.

Respondendo às questões levantadas pelo Adriano. Serão sempre duas respostas: uma para ITAC e outra para TOGAF.

>> Alguma empresa ou instituição de ensino oferece cursos no Brasil?

O ITAC não tem cursos específicos, porque o principalmente conta é a experiência do arquiteto de TI. No entanto, cursos de liderança, negociação, gerência de projetos, modelagem, etc. ajudam na formação e irão contribuir na melhoria da experiência.

Eu fiz o curso de TOGAF8 com a AtE. Eles oferecem cursos regulares no Brasil. A agenda pode ser vista em:
http://www.architecting-the-enterprise.com/Central_and_South_Americ...

>>Quanto tempo para a preparação?

Para o ITAC eu me preprarei durante 3 anos, participando e documentando experiências em projetos, realizando cursos, contribuindo para o desenvolvimento da profissão, mentorizando colegas, etc. Depois passei uns 6 meses escrevendo o pacote de certificação e 1 mês me preparando para as entrevistas (em inglês)

Para o TOGAF, fiz apenas uma leitura previa de documentos disponiveis na Internet. O curso de TOGAF da AtE foi suficiente para a certificação (no caso do TOGAF8, que fiz)

>>Como é o formato do exame? multipla-escolha? oral/entrevista? prático?

O ITAC não tem exame.

O TOGAF9 (o qual ainda não fiz) agora tem 2 provas, uma para cada nivel de certificação e sendo uma pré-requisito para a outra. Para o nivel 1 são 40 questoes de multipla escolha em 60 minutos. Para o nivel 2 sao 8 questoes multipla escolha em 90 minutos.

>>Quais os centros que aplicam estes exames?
Prometric.

Responder esta

F.Y.I.

Abaixo uma URL do Open Group, a qual disponibiliza uma aplicação Web para Self Assessment nas competências de arquitetura de TI.

ITAC Interactive Self-Assessment Tool

http://www.opengroup.org/bookstore/catalog/x095.htm

Responder esta

>>1) De que forma alguém como eu que deseja permanecer na área acadêmica pode ter acesso a esse tipo de certificação, até mesmo para fins de difusão do conhecimento básico dessa disciplina pode obter esse certificado, sem a expertise necessária?

A certificação ITAC é direcionada para arquitetos de TI praticantes na profissão, ou seja, que tiveram experiencias praticas diversas no trabalho como Arquieto de TI e alcançaram resultados comprovados Não vejo como obter essa certificação profissional apenas com o conhecimento/experiência acadêmica. Veja bem, o conhecimento acadêmico é igualmente importante mas não creio que se aplique ao propósito da certificação ITAC. Talvez seja no caso em que você desenvolva projetos no qual universidade possa ser equiparada a uma empresa onde você trabalha. Ex: Arqiutetura de TI de um projeto de consolidação de datacenter (CPD da Universidade) ou implementação de uma arquitetura de cloud computing para atender a todo o campus, etc.

A certificacao TOGAF9 pode ser obtida por meio de provas. Estudou --> pagou --> passou --> certificou.

[ ]s

M. Sávio

2) Ainda no critério acadêmico, você recomenda que acadêmicos realizem esse tipo de curso sem experiência anterior? Se sim ou não qual a justificativa?

Responder esta

>>2) Ainda no critério acadêmico, você recomenda que acadêmicos realizem esse tipo de curso sem experiência anterior? Se sim ou não qual a justificativa?

O curso de TOGAF e desejável mas não é necessário para a certificação em TOGAF9.

O ITAC não tem curso. A certificação é basicamente experiencia.

Apesar de ser impossivel para os alunos serem arquitetos de TI (pois requer alguns anos de experiencia), acho muito importante que eles saibam da existencia dessa área. Ninguem melhor que os professores para ensina-los. Melhor ainda se forem certificados.

Responder esta

Talvez não tenha ficado claro, mas eu sou a favor que assuntos de Arquitetura Corporativa sejam ensinados nos cursos universitários de Computação (principalmente nos voltados para Sistemas de Informação)
, porque fazem "abrir a cabeça" dos alunos sobre uma série de aspectos não técnicos relacionados ao mundo de TI, assim como ajudará a despertar para uma série de competências e habilidades que eles deverão desenvolver para seguir adiante nas profissões da área (mesmo daqueles que não pensam/desejam ser arquitetos).

Agora, a realidade é que só tenho visto esse assunto em alguns cursos de extensão/pós-graduação em pouquíssimas universidades.

Responder esta

Os livros que eu conheço sobre o assunto são:

- Enterprise Architecture as Strategy
- ITArchitecture Toolkit
- Enterprise Architecture Planning
- Lightweight Enterprise Architectures
- Enterprise Architecture at Work
- Enterprise Architecure Sourcebook
- Dynamic Enterprise Architecture
- Handbook on Enterprise Architecture
- Constructing Blueprints for Enterprise IT Architectures
- An Introduction to Enterprise Architecture EA3
- Building Enterprise Information Architectures
- A Practical Guide to Enterprise Architecture
- An Enterprise Architecture Development Framework
- Building an Enterprise Architecture Practice
- Enterprise Architecture Using the Zachman Framework
- Handbook of Enterprise Systems Architecture in Practice
- How to survive in the jungle of Enterprise Architecture Frameworks
- Enterprise Architecture 100 Success Secrets

Alguns eu tenho e já li, outros ainda não... mas aproveitei que a IASA está com vários posts em seu Blog contendo revisões de vários desses livros - alguns eu aproveitei para completar a lista de indicação...

Link - http://www.iasahome.org/web/home/blogs;jsessionid=E967F475722A65D6A...

[ ]s

Sávio

Responder esta

Responder esta

RSS

Fórum

Marco Mendes

Você acredita em arquiteturas de software evolutivas? 8 respostas 

Iniciado por Marco Mendes. Última resposta de Juliano Nunes 22 Fev.

Adriano Tavares

Iniciar pela documentação é uma boa forma de introduzir arquitetura de software? 3 respostas 

Iniciado por Adriano Tavares. Última resposta de Camilo Ribeiro 13 Jan.

Marcelo Savio

Certificação em Arquitetura de TI 8 respostas 

Iniciado por Marcelo Savio. Última resposta de Marcelo Savio 6 Jan.

Juliano Viana

Cloud Computing e Arquitetura de Software 3 respostas 

Iniciado por Juliano Viana. Última resposta de Luiz Carlos Faria 4. Nov, 2009.

Charles Fortes

Utilização de POA (Programação Orientada a Aspectos) para adaptação de software 8 respostas 

Iniciado por Charles Fortes. Última resposta de Luiz Carlos Faria 4. Nov, 2009.

Sobre

Adriano Tavares Adriano Tavares
&

Marco Mendes

Marco Mendes

criaram esta rede social.

Badge

Carregando...

Parcerias

© 2010   Criado por Adriano Tavares e Marco Mendes

Badges  |  Relatar um incidente  |  Privacidade  |  Termos de serviço