Olá a todos ,

Estou iniciando meus estudos sobre arquitetura de software, pesquisando em alguns sites encontrei muitos assuntos sobre arquitetura de software cada um com um tópico diferente do mais variados assuntos como por exemplo REST, Aplicações Mobile e Arquitetura de Softwares vs Métodos Ageis...

Já li o livro de Introdução à Arquitetura & Design do Paulo Silveira e o pessoal da Caelum e estou lendo o livro Padrões de Arquitetura de Aplicações Corporativas do Martin Fowler.

Estes dois livros já serão o suficiente para ter um bom conhecimento? Caso não seja existem outros tipos livros,artigos ou sites no qual possa continuar a estudar?

Desde já agradeço à aqueles que puderem responder ou quer perderam um pouco de seu tempo lendo este post.

Exibições: 436

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi Willina boa tarde,

Na minha opinião você começou muito bem seus estudos pois adotou bons livros para tanto e tendo a Caelum como referência terá maiores possibilidades de sucesso.

Mas ocorre que a posição de arquiteto ainda gera dúvidas com relação ao verdadeiro papel e atividades a serem desenvolvidas por este profissional, por tanto estudar muito e diversos assuntos é essencial para o bom desenvolvimento.

Um bom arquiteto deve propor as melhores soluções tecnológicas possíveis e com ponderações que devem respeitar as características do negócios e os requisitos não funcionais, dentro deste ponto de vista sugiro que leia muitos artigos de UML 2.0 e aprenda a criar diagramas de processos de preferência com BPMN. Este tipo de atividade está num nível diferente com relação a codificação mas o mercado exige também arquitetos com alto poder de abstração, comunicação, entendimento e liderança e uma forma padronizada de comunicação é exercida através da UML. 

Seguem algumas referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/UML

http://www.erica.com.br/detalhes.asp?cod=3776

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/196257/uml-guia-do-usuari...

http://www.omg.org/spec/UML/2.0/

Espero ter ajudado,

Bons Estudos e um forte abraço,

Jandiro

Olá,

acredito que essa base é fundamental http://bit.ly/1ssQGD3

AbsJaguaraci Silva

Desculpe por não ter respondido antes... olhei os materiais enviados e são muito bom obrigado! 

Futuramente pretendo publicar um paper sobre arquitetura de software vs metodologias ágeis, ainda não devia extamente qual será o escopo mas assim que defini-lo irei publica-lo aqui.

Mais uma vez obrigado pela ajuda.

Willian, um conselho que poderia lhe dar era abstrair bastante tecnologia e focar em conceitos e fundamentos. Algumas coisas simplesmente não se lêem em livros mas são aprendidas no dia a dia. A experiência virá com o tempo. Os livros que você menciona são bons sim mas não devem ser sua bíblia para tomada de decisões. Ouvir, entender e definir soluções está no topo das responsabilidades do arquiteto.

Graças a comunidades como esta e possível antes de tomar alguma decisão consultar a comunidade para saber se mais alguém já seguiu aquele caminho, que frutos colheu, quais problemas enfrentou, etc...

Lamento informar mas estes serão os primeiros de muitos, muitos livros e artigos que você terá pela frente. A posição de arquiteto não permite que o profissional se deixe desatualizar e não conheça as novidades e tendências que o mercado tem trabalhado. 

Tecnicamente falando posso dizer que é quase humanamente impossível dominar tantas tecnologias. Não se preocupe em liderar profissionais que tenham um determinado conhecimento técnico bem superior ao seu. Estes serão seus aliados pois darão sequência e manutenção naquilo que você junto a eles definirem.

Bem.. é isso, espero ter ajudado de alguma forma.

Tempos atrás tive esta discussão com alguns amigos. Chegamos a conclusão que um arquiteto deve ter as seguintes habilidades:

1- Profundo conhecimento sobre a Plataforma (Java, .net, ...), Linguagem de programação (C#, Java, C++, ...), Componentes (Hibernate, NUnity, ...), Padrões de design (GoF, Fowler, ...), Estilos ou padrões arquiteturais (SOA, MVC, DDD, ...), Atributos de Qualidade e Fundamentos de Modelagem;

2- Excelente e experiente desenvolvedor;

3- Profundo conhecimento sobre processos de desenvolvimento;

4- Profundo conhecimento sobre o domínio da aplicação;

5- Proatividade e capacidade de adaptação;

6- Liderança e Comunicação.

Acredito que estudando os assuntos listados acima você terá um bom conhecimento teórico acerca de Arquitetura de Software, mas, para ser arquiteto mesmo, só com o tempo e sólida experiência.

Olá Bruno,

Obrigado por responder meu post!!

Concordo com tudo que escreveu e uma das principais razões de querer me especializar nesta área e não deixar de desenvolver.

Como o Marcelo(muito obrigado pelo post!) postou um pouco mais acima é impossível uma pessoa saber de todas as tecnologias e estar por dentro de todos os lançamentos de todas as tecnologias.

A minha principal ideia é reunir uma quantidade boa de materiais é compreender bem "o que é ser um arquiteto de software" e "o que realmente um arquiteto enfrenta durante o dia a dia", pode ser um tortuoso caminho mas acredito que ter uma boa base me ajudará a enfrentar qualquer tipo novos desafios.

RSS

Badge

Carregando...

© 2018   Criado por Adriano Tavares.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço