Caros, eu gostaria de saber se livros recentemente atualizados para preparatório sobre as certificações de arquiteto java da oracle. 

Oracle Certified Enterprise Architect (SCEA) .

abs

Exibições: 822

Responder esta

Respostas a este tópico

Paulo,

Vale a pena ler e conhecer bem o livro do Adam Bien para trabalhar plenamente com Java EE da versão 5 em diante. Como o próprio nome do livro diz, é "Rethinking Best Practices" mesmo. :) 

Paulo Marcio Brandi Rezende disse:

Fabiano,

O "Sun Certified Enterprise Architect for Java EE Study Guide (2nd Edition)" vai te dar uma boa noção sobre quais temas são abordados pela certificação e uma introdução sobre cada um deles. Mas toda leitura adicional que você puder fazer é importante. Eu poderia por exemplo te recomendar um livro que sobre o qual já comentei em outros posts aqui, e que vai te dar uma visão sobre arquitetura de software além da simples certificação. O nome do livro é "Software Systems Architecture: Working With Stakeholders Using Viewpoints and Perspectives (2nd Edition) by Nick Rozanski and Eóin Woods".

O livro que o Adriano recomendou, "Real World Java EE Patterns-Rethinking Best Practices", eu não conheço, mas parece ser bem interessante. Digo isso poque a literatura recomendada para o exame inclui o "Core J2EE Patterns: Best Practices and Design Strategies", mas achei esse livro meio desatualizado. É uma leitura válida (toda leitura é), mas alguns patterns sugeridos ali são para aplicação em problemas que já não são tão recorrentes hoje em dia, especialmente com o surgimento do EJB3.

Tem um livro na Amazon que promete: Oracle Certified Master Java Enterprise Architect Java EE 7: Certif.... A certificação para Java EE 7 ainda nem está disponível mas o livro já está na Amazon. :) 

Oi Adriano,

Concordo que o livro é muito bom mas se o foco é certificação o ideal é conhecer como é cobrado o assunto na prova. Deste modo ele é uma excelente base de estudo de JEE mas para prova seria apenas a ponta do iceberg. :)

Adriano Tavares disse:

Paulo,

Vale a pena ler e conhecer bem o livro do Adam Bien para trabalhar plenamente com Java EE da versão 5 em diante. Como o próprio nome do livro diz, é "Rethinking Best Practices" mesmo. :) 

O livro do Adam Bien citado pelo Adriano também pode ajudar muito na elaboração do projeto para a certificação (parte 2). Este livro é uma referência "obrigatória" atualmente, rs. Para uma visão mais ampla sobre arquitetura, como citado pelo Paulo, Software Systems Architecture. Estas duas referências me ajudaram muito na certificação.

Não sei como é a parte do projeto atualmente mas no J2EE 1.4 você tinha de fazer o projeto nas linhas esperadas pelo examinador. Ou seja, não dava para ser muito criativo. Nas discussões do javaranch sobre a certificação isso era bem claro.
Saber como é a cobrança do examinador é fundamental, e para tal um livro específico ajuda muito. Eu tenho várias certificações Java (SCJA, SCJP, SCWCD, SCBCD, SCEA I) e sempre achei esse o melhor caminho. Essa seria minha dica mas como dizem YMMV. :)  Não estou dizendo que o livro do Bien é inútil para certificação, muito pelo contrário, mas acredito que deva ser complementando, principalmente a parte da certificação onde deve ser entregue um projeto/design.

Você já fez a parte do projeto, Leonardo? Como é ela na certificação atual?

Um outra questão, vimos neste post, que para essa certificação é necessário ainda fazer o curso da oracle. Eu mesmo devo fazer, apenas por satisfação pessoal, mas, qual seria o valor dessas, visto no mercado de trabalho nacional e internacional ?  Alguém se arrisca ....

Disponibilizei, para que se interessar, uma apresentação (Powerpoint em formato PDF) do próprio Adam Bien no link abaixo:

http://www.pmbr.net/promenade/real_world_java_ee_patterns.pdf

Adriano Tavares disse:

Paulo,

show !

Para quem interessar, encontrei esse e-book...

https://leanpub.com/software-architecture-for-developers

vou ler, e em breve, posto mais comentários sobre.

RSS

Evento TDC2016

Badge

Carregando...

© 2017   Criado por Adriano Tavares.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço