Projeto para construção de uma ferramenta para “Architecture Repository”

Olá Pessoal,

Sou novo aqui no grupo, mas já atuo como arquiteto faz algum tempo. Coloquei como objetivo deste ano de 2017 contribuir e me envolver mais com as comunidades que tenham como objetivo a Arquitetura.

Seguindo meu objetivo, gostaria de um opinião: Hoje já temos várias ferramentas (free e/ou open-source) para modelagem que podem nos apoiar (Ex.: Bizagi, Astah, Archi, etc.).

Como venho utilizando o framework TOGAF, o capítulo “41. Architecture Repository” me chamou a atenção, pois não consegui encontrar uma ferramenta free e/ou open-source para esse fim.

Nesta linha, venho fazendo um estudo, bem preliminar, para iniciar o desenvolvimento de uma ferramenta para “Architecture Repository” onde o objetivo é ter diversas integrações com ferramentas de modelagem (free e/ou open-source).

Estou finalizando uma POC já integrado com o Archi. Assim que finalizar, postarei o resultado aqui.

O objetivo é um projeto free/open-source em uma arquitetura de plugins (plug-ins para integração com as ferramentas de modelagem).

Vocês acham que é uma iniciativa válida? Vai agregar valor?

Exibições: 314

Responder esta

Respostas a este tópico

Ah, claro! Creio que vai agregar muito valor.

Mas, e se ela pudesse ser pluggavel numa ferramenta MDA (p/ex.: AndroMDA)?!! ;-))

Bacana!!! Estou dando uma lida para poder avaliar.

Acho que é uma iniciativa válida. Aproveitando, algo que sinto muita falta atualmente são boas ferramentas gratuitas e abertas para UML.

A que mais gostava era o Astah, mas que depois da versão 7 passou a ser pago para uso profissional. Estava pensando nas minhas férias em melhorar algo do mercado, como o ArgoUML.

Show ... Estou avançando com uma POC, porém focada em “Architecture Repository” ... Logo estarei postando o resultado.

Super-válido, Flávio!

Quem tem investigado esse assunto é o super Tom Graves, talvez valha a pena trocar uma ideia com ele!

Show ... Com certeza entrarei em contato com ele.

Bom dia a todos!!!

@Flavio Araujo muito válida sua iniciativa! E fato que agregará muito valor, não só em nossa área, como em toda a comunidade!

Também acho super válido. Assunto para o TDC na trilha de arquitetura corporativa. :) 

RSS

Evento TDC2016

Badge

Carregando...

© 2017   Criado por Adriano Tavares.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço