O lugar certo para você aprender e praticar SOA.

Informação

O lugar certo para você aprender e praticar SOA.

Site: http://soanapratica.ning.com/
Local: São Paulo
Membros: 93
Última atividade: 7 Jun, 2016

Ilhas de discussão

Problemas e dificuldades na adoção de SOA

Iniciado por alan.vieira. Última resposta de Claudecir Miranda 20 Set, 2012. 1 Resposta

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de O lugar certo para você aprender e praticar SOA. para adicionar comentários!

Comentário de José Valdvogel de Almeida Junior em 19 agosto 2011 às 9:57
Galera no momento estou participando de um projeto SOA na empresa que atuo. Acredito que além de se pensar nos beneficios desse conceito é bom lembrarmos que existem os efeitos colaterais por tras de uma adoção como essa sem seguir as boas praticas. Gostaria de levantar esse ponto aqui e discutir. Qual o lado ruim de SOA ?
Comentário de Marcelo Antonio Alves em 26 março 2010 às 2:48
Bom dia a todos,

Quero primeiro parabenizar aos lideres da Rede Social Pangea Adriano Tavares e Marco Mendes.
Sobre SOA, o que acredito ainda está iniciando o desenvolvimento no Brasil apesar de já se ter uma comunidade como esta que já vem discutindo. Vários artigos sobre SOA já foram apresentados em várias revistas uma que recomendo é a MUNDO JAVA (apenas para constar não estou ganhando nada com isto, digo pois os artigos são muito bem escritos e embasados). Hoje trabalho em um órgão do governo que já trabalha com SOA não em todos os seu princípios mas estamos re-estruturando para seguir os princípios como prega Thomas Erl, em seu livro 'SOA Principles of Service Design'.
Nossa maior dificuldade hoje dentro do governo, o qual está se cobrando/mensurando os software através de APF (Análise de Ponto de Função). A APF apenas mensura pelas funcionalidade identificadas pelo caso de uso apresentado pelo usuário, ou seja, os casos de uso que praticamente interagem com o Usuário. Daí vem alguns questionamentos:
Conceitualmente Caso de Uso tem como objetivo apenas retratar o funcionamento do negócio do Cliente da forma que ele deseja que seja feito, com isto não colocamos e não conseguirmos refletir de forma que seja possível mensurar pela APF todos os Serviços que estão por traz da especificação. Como posso escrever os casos de usos, ou de outra forma consigo mensurar todos os servidos envolvidos ao caso de uso?
Alguem pode dizer 'isto pode ser e deve ser descrito ou desenhado pela arquitetura', o que concordo, mas isto não reflete em pontos de função o tamanho do esforço do desenvolvimento de todos os serviços;
Para sistemas com a arquitetura anterior de no máximo ai 3 ou 4 camada (aplicações web, “desctop”, …) os casos de uso atendem como são feitos para isto, mas e para SOA como deve ser escrito os casos de uso? Embasado em que artigo, livro ou apresentação!

Atenciosamente,

Marcelo Alves
 

Membros (93)

 
 
 

Evento TDC2016

Badge

Carregando...

© 2017   Criado por Adriano Tavares.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço