Pangea

A primeira rede social sobre arquitetura de software do Brasil

Segue uma lista inicial de arqutietos....

- Paul Clements (SEI)
- Len Bass (SEI)
- Ivar Jacobson (Objectory)
- Grady Booch (UP)
- Jim Rumbaugh (OMT)
- Anders Hejlsberg (Delphi, C#)
- Martin Fowler (Refactoring, Analysis Patterns)
- Scott Ambler (EUP, Enterprise Agile Development)
- Gregor Hohpe (EAI Patterns)

Responder esta

Respostas a este tópico

Galera, acho que temos mais um monstro: Ward Cunningham, ele trouxe algumas contribuições bacanas como cartões CRC, colaborou com o Beck na XP além do Wiki é claro.

Responder esta

Aproveitando o caminhão de nomes, sabem me dizer se o livro Documenting Software Architetures escrito pelo Paul Clements e Len Bass é bom?

http://www.amazon.com/Documenting-Software-Architectures-Beyond-Eng...

Responder esta

Definitivamente!
http://blog.marcomendes.com/2008/09/08/uma-refeicao-de-arquitetura-...

Mateus Bicalho said:
Aproveitando o caminhão de nomes, sabem me dizer se o livro Documenting Software Architetures escrito pelo Paul Clements e Len Bass é bom?

http://www.amazon.com/Documenting-Software-Architectures-Beyond-Eng...

Responder esta

Outro monstro é o David Chappell, um verdadeiro monstro da área de SOA e ESB's!

Responder esta

Refletindo sobre o título da discussão e vendo a lista de nomes, tenho dois comentários:
- todos citados são de renome
- será que todos citados são arquitetos, isto é, produzem(iram) arquiteturas significativas e de sucesso? Bem, talvez um pesquisador (acadêmico) da área de arquitetura seja um arquiteto de renome pois contribuiu com suas idéias para que arquitetos praticantes (practitioners) criassem arquiteturas de software bem sucedidas.

A propósito, parece que ninguém citou ainda Frank Buschmann, co-autor da série POSA (Pattern-Oriented Software Architecture) de livros.

Responder esta

Concordo, Paulo. Talvez o termo mais correto para eles seja "Academicos da Area de Arquitetura de Software de Renome". Isso me leva a questão filosofica sobre "Casos Reais de Arquitetura de Software". Acho que precisamos de mais casos reais do uso de boas práticas de arquitetura de software com a assinatura dos times de arquitetura para começar a criar um painel com Arquitetos de Software da Industria de renome :-).

Paulo Merson said:
Refletindo sobre o título da discussão e vendo a lista de nomes, tenho dois comentários:
- todos citados são de renome
- será que todos citados são arquitetos, isto é, produzem(iram) arquiteturas significativas e de sucesso? Bem, talvez um pesquisador (acadêmico) da área de arquitetura seja um arquiteto de renome pois contribuiu com suas idéias para que arquitetos praticantes (practitioners) criassem arquiteturas de software bem sucedidas.

A propósito, parece que ninguém citou ainda Frank Buschmann, co-autor da série POSA (Pattern-Oriented Software Architecture) de livros.

Responder esta

Ou então, o tópico deveria se chamar "Grandes Nomes da Arquitetura de Software" :)

Concordo com vocês. Creio que listamos muitos teóricos nesta thread. Apesar que parte deles se denominam praticantes. As obras de vários deles, como da dupla Rozanski e Woods e do Ian Gorton, me levam a crer que existem uns caras realmente engajados na prática.

Mas... e então?! Se os nomes que citamos até agora (em sua maioria) não são de praticantes, quais são os "Arquitetos de Renome"? Ou todos vivem na obscuridade? Serão muito modestos? Ou tímidos? Melhor: existe algum arquiteto de renome sequer? :)

Opa! A tempo: Buschmann foi bem lembrado!

[ ],

Eros
PS: legal a ressurreição deste tópico. Realmente faltava um pouco de polêmica.

Responder esta

Responder esta

RSS

Fórum

Marco Mendes

Você acredita em arquiteturas de software evolutivas? 8 respostas 

Iniciado por Marco Mendes. Última resposta de Juliano Nunes 22 Fev.

Adriano Tavares

Iniciar pela documentação é uma boa forma de introduzir arquitetura de software? 3 respostas 

Iniciado por Adriano Tavares. Última resposta de Camilo Ribeiro 13 Jan.

Marcelo Savio

Certificação em Arquitetura de TI 8 respostas 

Iniciado por Marcelo Savio. Última resposta de Marcelo Savio 6 Jan.

Juliano Viana

Cloud Computing e Arquitetura de Software 3 respostas 

Iniciado por Juliano Viana. Última resposta de Luiz Carlos Faria 4. Nov, 2009.

Sobre

Adriano Tavares Adriano Tavares
&

Marco Mendes

Marco Mendes

criaram esta rede social.

Badge

Carregando...

Parcerias

© 2010   Criado por Adriano Tavares e Marco Mendes

Badges  |  Relatar um incidente  |  Privacidade  |  Termos de serviço