Pangea

A primeira rede social sobre arquitetura de software do Brasil

Segue uma lista inicial de arqutietos....

- Paul Clements (SEI)
- Len Bass (SEI)
- Ivar Jacobson (Objectory)
- Grady Booch (UP)
- Jim Rumbaugh (OMT)
- Anders Hejlsberg (Delphi, C#)
- Martin Fowler (Refactoring, Analysis Patterns)
- Scott Ambler (EUP, Enterprise Agile Development)
- Gregor Hohpe (EAI Patterns)

Responder esta

Respostas a este tópico

Galera, acho que temos mais um monstro: Ward Cunningham, ele trouxe algumas contribuições bacanas como cartões CRC, colaborou com o Beck na XP além do Wiki é claro.

Responder esta

Aproveitando o caminhão de nomes, sabem me dizer se o livro Documenting Software Architetures escrito pelo Paul Clements e Len Bass é bom?

http://www.amazon.com/Documenting-Software-Architectures-Beyond-Eng...

Responder esta

Definitivamente!
http://blog.marcomendes.com/2008/09/08/uma-refeicao-de-arquitetura-...

Mateus Bicalho said:
Aproveitando o caminhão de nomes, sabem me dizer se o livro Documenting Software Architetures escrito pelo Paul Clements e Len Bass é bom?

http://www.amazon.com/Documenting-Software-Architectures-Beyond-Eng...

Responder esta

Outro monstro é o David Chappell, um verdadeiro monstro da área de SOA e ESB's!

Responder esta

Refletindo sobre o título da discussão e vendo a lista de nomes, tenho dois comentários:
- todos citados são de renome
- será que todos citados são arquitetos, isto é, produzem(iram) arquiteturas significativas e de sucesso? Bem, talvez um pesquisador (acadêmico) da área de arquitetura seja um arquiteto de renome pois contribuiu com suas idéias para que arquitetos praticantes (practitioners) criassem arquiteturas de software bem sucedidas.

A propósito, parece que ninguém citou ainda Frank Buschmann, co-autor da série POSA (Pattern-Oriented Software Architecture) de livros.

Responder esta

Concordo, Paulo. Talvez o termo mais correto para eles seja "Academicos da Area de Arquitetura de Software de Renome". Isso me leva a questão filosofica sobre "Casos Reais de Arquitetura de Software". Acho que precisamos de mais casos reais do uso de boas práticas de arquitetura de software com a assinatura dos times de arquitetura para começar a criar um painel com Arquitetos de Software da Industria de renome :-).

Paulo Merson said:
Refletindo sobre o título da discussão e vendo a lista de nomes, tenho dois comentários:
- todos citados são de renome
- será que todos citados são arquitetos, isto é, produzem(iram) arquiteturas significativas e de sucesso? Bem, talvez um pesquisador (acadêmico) da área de arquitetura seja um arquiteto de renome pois contribuiu com suas idéias para que arquitetos praticantes (practitioners) criassem arquiteturas de software bem sucedidas.

A propósito, parece que ninguém citou ainda Frank Buschmann, co-autor da série POSA (Pattern-Oriented Software Architecture) de livros.

Responder esta

Ou então, o tópico deveria se chamar "Grandes Nomes da Arquitetura de Software" :)

Concordo com vocês. Creio que listamos muitos teóricos nesta thread. Apesar que parte deles se denominam praticantes. As obras de vários deles, como da dupla Rozanski e Woods e do Ian Gorton, me levam a crer que existem uns caras realmente engajados na prática.

Mas... e então?! Se os nomes que citamos até agora (em sua maioria) não são de praticantes, quais são os "Arquitetos de Renome"? Ou todos vivem na obscuridade? Serão muito modestos? Ou tímidos? Melhor: existe algum arquiteto de renome sequer? :)

Opa! A tempo: Buschmann foi bem lembrado!

[ ],

Eros
PS: legal a ressurreição deste tópico. Realmente faltava um pouco de polêmica.

Responder esta

Responder esta

RSS

Fórum

Marco Mendes

Você acredita em arquiteturas de software evolutivas? 10 respostas 

Iniciado por Marco Mendes. Última resposta de David Lojudice Sobrinho 28 Jul.

Rogério Rocha

Curso de Pós Graduação em Engenharia de Software Centrada em Métodos Ágeis 1 resposta 

Iniciado por Rogério Rocha. Última resposta de Adriano Tavares 23 Jul.

Jayr motta

Formação de Arquitetos 3 respostas 

Iniciado por Jayr motta. Última resposta de Adriano Tavares 23 Jul.

Giovani Salvador

revisão de Arquitetura

Iniciado por Giovani Salvador 23 Jul.

Virtual-Coacher

CBAP® Prep - Um curso em um livro

Iniciado por Virtual-Coacher 3 Jul.

Sobre

Adriano Tavares Adriano Tavares
&

Marco Mendes

Marco Mendes

criaram esta rede social.