Olá pessoal!

Tenho procurado há algum tempo artigos, frameworks, modelos e afins que apresentassem boas práticas de como desenhar arquiteturas, nos diversos níveis: aplicação, dados, corporativa. Sei que o UML padroniza, no entanto, não atende exatamente a representação que queremos.

Alguém tem alguma orientação quanto a isso?

Desde já muito obrigado!

Exibições: 565

Respostas a este tópico

Renan,

Eu estou fazendo pós em arquitetura e recentemente vi sobre o ArchiMate, ele utiliza uma notação que lhe atenderia exatamente nestes pontos. 

Seguem alguns links:

http://theopengroup.org/archimate/

http://en.wikipedia.org/wiki/ArchiMate (exemplo visual)

Vou analisá-lo Carlos!

Quanto a padrões, você tem encontrado materiais que definam ou proponham boas práticas de desenho?

Muito obrigado!

Renan,

 há uns 3 anos fiz uma pesquisa sobre esse tema, mas infelizmente achei pouca coisa na área.

1 - A Microsoft possui um corpo de conhecimento muito bom chamado APP ARCH (http://apparch.codeplex.com).

Agora especifico para Java, não sei se existe, portanto, você vai precisar um pouco dos skills do arquiteto.

2 - Neste trabalho que realizei para ajudar a montar um arquitetura consistente e valida utilizei alguns artefatos,  eles foram: ISO 9126 ou ISO 25010 que valida a qualidade do software de acordo com seus atributos de qualidade; o método QAW do SEI para coletar esses atributos de qualidade e pensar na diretrizes da arquitetura; Agora quanto a qual API utilizar e aplicar padrões de projeto sugiro que você veja a palestra do Adriano Tavares (http://adrianotavares.com/2012/10/21/palestra-repensando-padroes-ja...) e faça uma leitura do livro que ele faz referencia; por fim utilize outro método do SEI o ATAM que vai ter ajudar a fazer um trade off na tentativa de atender atributos como desempenho e segurança etc.

Bom, espero que tenha ajudado.

Olá. 

sugiro o livro do Simon Brown, Software Architecture for Developers. É um livro barato e com bom conteúdo, inclusive sobre desenho arquitetural.

Abraços

Muito obrigado pessoal pela ajuda!

Vou estudar as recomendações.

Abraços!

Olá,

Quando foi dito desenho de arquitetura nos diversos níveis, da aplicação à corporação, logo me veio à mente o EA (Enterprise Architect). Ótima solução: leve e poderosa. Vale a pena experimentar.

Sobre padrões de representação, utilizo muito diagrama de classe, diagrama de estado, diagrama de atividade, diagrama entidade relacional. BPM para representar processos da corporação e Strategic mapping para a estrutura da corporação... mas isso é o básico, né? Realmente não conheço um framework que oriente melhor a construção dessas representações.

Att

Gostaria de recomendar o livro Documenting Software Architectures: Views and Beyond (2nd Edition) simplesmente o melhor que já li sobre boas práticas de documentação de arquitetura.

RSS

Badge

Carregando...

© 2017   Criado por Adriano Tavares.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço