Meses atrás iniciei uma pesquisa acadêmica sobre o fenômeno do assédio moral e o modo como este pode ocorrer em fábricas de software.

Foi um processo muito enriquecedor para mim, que terminou sob a forma da apresentação do meu trabalho de conclusão de curso cujo resultado final resolvi tornar público para que o tema possa ser melhor difundido e tratado, evitando assim a sua ocorrência. Foi a maneira que encontrei de dar minha contribuição para a nossa área, que muitas vezes ignora o fator humano (fundamental) por trás do desenvolvimento de qualquer sistema.

Espero que lhes seja útil. Disponibilizei o conteúdo neste link: http://www.itexto.net/devkico/?p=1385

Exibições: 525

Comentar

Você precisa ser um membro de PanGea para adicionar comentários!

Entrar em PanGea

Comentário de Fernando Gandara em 1 julho 2013 às 12:58

Henrique.

Trabalho com uma empresa que tem soluções para Fábrica de Software, produtos para monitorar as melhores práticas, melhorar a performance de aplicações e etc. sabe oque eles falam: não vamos implementar estas soluções de melhorias, pois vai demorar muito e atrasar a entrega dos projetos. Mas não é para melhorar a qualidade das aplicações? Então porque da resistência? É que tem que parar de fazer tantos erros ( e não poderá cobra pelo retrabalho), bem como uma equipe mais qualificada ou treinada para o trabalho.

Eles querem entregar o "produto" o mais rápido possível e depois ver o que ocorre. Uma idéia de ultrapassada (uns 50 anos), mas que ainda prevalece em algumas companhias.

Algumas empresas estão agora, pressionando as fábricas por mais qualidade e levando a uma nova etapa no desenvolvimento, espero ver esta melhora.

 

Abraços.

Comentário de A. Amram Duque em 24 junho 2013 às 12:13

Prezado Henrique, interessante seu comentário. Pense que há situações que é necessário formato de produção "fabril" e situação de criação, desenvolvimento que demandam pesquisa ou seja " NÃO FABRIL". Acho que o problema é que as empresas brasileiras são muito BAIXA em percentuais de de R&D, em empresas que tenho como cliente e já trabalhei no Brasil e fora do Brasil eu vi isto em empresas que tinha área de R&D e tinha a área de produção " fabril" ou vulgarmente conhecida como Fábrica de Software, o problema não é trabalharmos pela alta performance de resultado mas termos empresas que saibam que é necessário ter cientistas, pequisadores com ações aplicadas ao mundo corporativa, vamos dizer que minha posição não é " tão quente mas também não tão frio" escolho o morno, acredito que a maioria das empresas de TI que tem Fábrica de Software no Brasil não tem método definido de produção ou pelo menos sabem que origem e porque estão usando o método. Fábrica precisa de método...quem pesquisou, quem da área de R&D pequisou, testou esta unido a pequisadores da empresa ?  Conheci empresas que convive bem com o mundo de pequisa e alta performance de resultados que influenciam no faturamento, vender 3 projetos com o esforço de 1...

Se não gosta de implementação com estratégia de implementação definida, rigida então não trabalhe numa fábrica de software...há espaço em outras áreas.  Quais são os produtos pesquisados e inventados na área de HIGH-TECH aqui no Brasil, me digam pelo menos 5, tem ?  

Comentário de Raïssa M M Lopes em 24 junho 2013 às 11:11
Vou achar um tempinho para ler e é ótimo ver esse assunto começando a ser pensado em nossa área pois é o ser humano sendo o enfoque de estudo e não a nova tecnologia do momento.
Comentário de Deiverson J. L. da Silveira em 23 junho 2013 às 12:13

Muito bom o artigo, sou totalmente contra o conceito de fabrica de software, para mim é uma metodologia fadada ao fracasso e a total improdutividade, se os donos/diretores/gestores/gerentes/coordenadores tivessem uma visão  ale do próprio umbigo e lucro imediato, faturamento instantâneo, iriam perceber o quanto de dinheiro perdem, o quanto de lixo entregam, e o quanto o POTENCIAL HUMANO, CRIATIVO, INOVADOR E INTELECTUAL é perdido nisso... Fabrica de Software: local onde tentam transformar o ser humano em uma maquina inanimada de alta produção....

Evento TDC2016

Badge

Carregando...

© 2017   Criado por Adriano Tavares.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço