Checklist para as apresentações de sprint

Frequentemente nas cerimônias de apresentação de sprint (Sprint Review) o time tem dúvidas de como apresentar o que foi desenvolvido durante o Sprint. O checklist abaixo ajuda os membros a se organizarem para fazer a apresentação.

Checklist para as apresentações de sprint

- Certifique-se de apresentar claramente o objetivo do sprint. Se houver pessoas na apresentação que não sabem absolutamente nada sobre seu produto, utilize alguns minutos para descrevê-lo.

- Não gaste muito tempo preparando a apresentação, especialmente evite enfeitar demais as apresentações. Corte tudo que não interessa e foque-se apenas em demonstrar código realmente funcionando.

- Mantenha um bom ritmo, isto é, foque sua preparação em fazer com que a apresentação seja rápida ao invés de bonita.

- Mantenha a apresentação em um nível orientado ao negócio, deixe de fora detalhes técnicos. Foque em “o que nós fizemos” ao invés de “como nós fizemos”.

- Se possível, deixe a audiência testar o produto.

- Não demonstre um monte de correções de pequenos bugs e funcionalidades triviais. Mencione-as mas não as demonstre, já que isso geralmente leva muito tempo e desvia o foco das estórias mais importantes.

Retirado do livro: “Scrum e XP direto das trincheiras”

de Pangea, Adriano.

Palestra Ceviu de Gestão Ágil de Projetos dia 11/7/09

Exibições: 39

Comentar

Você precisa ser um membro de PanGea para adicionar comentários!

Entrar em PanGea

Comentário de Adriano Tavares em 8 dezembro 2009 às 0:24
Olá João,
desculpe a demora em responder o seu post. Eu venho aplicando práticas ágeis desde 2001 quando conheci o Scrum. Outro dia encontrei com o Dr. Geraldo Ribeiro na livraria Status e ele comentou que hoje o Scrum está na moda e já aplicávamos práticas ágeis na Unimed BH por volta de 2003.

Sobre problemas durante o Sprint, o ideal é você estabelecer um tamanho de Sprint e procurar atingir as metas mesmo que ocorram impedimentos. Acredito que o time tem de ser preparado para falhar em algum momento. Isso faz com que as estimativas sejam calibradas e aconteça o re-planejamento contínuo. Caso aconteça alguma mudança que inviabilize a continuidade do sprint os patrocinadores, o Product Owner (PO) e o Scrum Master (SM) devem estar em sintonia para interromper sim.

O Scrum Master deve ser o "Scrum Master" do time! :-) O ideal é não misturar os papéis até mesmo para não sobrecarregar o profissional. Mas caso não seja possível, que seja alguém com perfil de liderança e que tenha experiência no papel de SM.

Já usei planilhas Excel e o ScrumWorks. Para usar post-its você vai precisar de espaço para montar o kanban. O importante é dar visibilidade das metas, mostrar o andamento, estimar, planejar e replanejar continuamente. Desenvolvedores no geral são comprometidos e se o valor do Scrum for apresentado corretamente eles vão trabalhar para superar as metas.

abs,
Adriano.
Comentário de João Américo F. F. Santos em 4 dezembro 2009 às 12:01
Adriano muito bom esse post, gostei pra valer , mais tenho algumas duvidas não exatamente sobre seu post, mais sobre SCRUM, quanto tempo você trabalho utilizando SCRUM, nesse tempo você teve algum problema e teve que para o sprint ?
Você acha que o scrum máster tem que ser o arquiteto ou pode ser outra pessoa da equipe ? Qual ferramenta você utiliza para gerência das tarefas e itens , ou so utiliza o quadro mesmo kanban ? Pergunto porque no trabalho estamos adotando o SCRUM agora, to tentando utilizar da melhor forma possível, como está no inicio estamos passando período de adaptação ao SCRUM.

Badge

Carregando...

© 2017   Criado por Adriano Tavares.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço