Ferramenta para sugestão e reuso de soluções arquiteturais

Caros colegas Arquitetos de Software,

O Arquiteto Julia é uma ferramenta que, utilizando técnicas de IA, tem como objetivo auxiliar Arquitetos de Software em decisões de projetos de arquitetura, reutilizando soluções do passado em problemas atuais. Recebe como entrada requisitos não funcionais e devolve sugestões de soluções arquiteturais.

Acabo de finalizar a versão beta e agora chegou a hora de pedir ajuda para iniciarmos a primeira carga de soluções. O software é bem simples de manipular, cada solução incluída é registrada em nome do arquiteto que a registrou e pode ser reutilizada por outros profissionais.

Mesmo sem muitas soluções a ferramenta irá fazer recomendações, porém, a princípio não serão exatas. Conforme a base de soluções crescer, a qualidade das sugestões aumentará.

Peço ajuda de todos os colegas que receberem esse post para incluírem soluções factíveis.

O acesso ficará liberado até o dia 20 de março/2014, quando começarei a fazer a medição da confiabilidade das sugestões. Portanto os interessados em colaborar, responda esse post contendo o nome completo e enviarei o roteiro (link, usuário e senha) para acesso a ferramenta.

Obs.: essa é uma ferramenta experimental simples que foi desenvolvida como parte do meu trabalho de pesquisa (mestrado de engenharia da computação no IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo), porém contém um formulário de feedback para reporte de erros e recomendações, pois caso ela seja bem aceita pela comunidade de arquitetos, planejarei uma versão mais completa.

Introdução a ferramenta Arquiteto Julia - Parte 1

Introdução a ferramenta Arquiteto Julia - Parte 2

Muito obrigado a todos,

Daniel Martins Takabayashi

Exibições: 486

Comentar

Você precisa ser um membro de PanGea para adicionar comentários!

Entrar em PanGea

Comentário de Thiago Oliveira em 10 março 2014 às 8:38

Daniel,

Gostei muito da proposta do seu projeto. Gostaria de colaborar.

Comentário de Daniel Martins Takabayashi em 5 março 2014 às 14:53

Pessoal eu inclui os acessos mas preciso envia-los em sigilo, por favor me enviem um email para daniel.takabayashi@gmail.com ou me incluam como amigos aqui na comunidade.

Abraço,

Comentário de Petterson Andrade em 5 março 2014 às 5:52
Opa, muito bacana Daniel. Tambèm gostaria de contribuir. Petterson Henrique de Andrade.
Comentário de Daniel Martins Takabayashi em 5 março 2014 às 0:45

Então Adriano, utilizo como base uma técnica chamada Raciocínio baseado em casos, no meu ponto de vista essa técnica é muito parecida como a forma que tomamos decisões (baseado em conhecimento tácito e experiencia passada). Apresento a defesa em maio, assim que finalizar, posto aqui um resumo do trabalho...

Comentário de Adriano Tavares em 4 março 2014 às 22:16

Bacana os vídeos, Daniel!!

Quais técnicas de IA vc está aplicando?

Comentário de Marcelo Antonio Alves em 4 março 2014 às 21:31

Gostei da ideia quero ajudar também!

Estou planejando algo parecido onde a ideia principal é registrar todos os projetos (arquitetura, requisitos não funcionais, ferramentas utilizada, problemas enfrentados, erros, sucessos) assim poderemos gerar uma base de conhecimento e a ideia e mostrar que para uma determinada arquitetura os problemas enfrentados, bem como erros e sucesso.

Parabéns pela iniciativa...

Comentário de Daniel Martins Takabayashi em 4 março 2014 às 21:22

Pessoal eu acabei de gravar um video explicando a ferramenta segue os links no youtube.

Introdução a ferramenta Arquiteto Julia - Parte 1

Introdução a ferramenta Arquiteto Julia - Parte 2

Comentário de Daniel Martins Takabayashi em 4 março 2014 às 21:06

Conheço sim, tenho um artigo do Dan, a ferramenta dele ajuda a estruturar, mas infelizmente não facilita o reuso da decisão, o artigo dele se chama Capturing tacit architectural knowledge using the repertory grid technique (NIER track) ...valeu pela dica!

Comentário de Jaguaraci Silva em 4 março 2014 às 19:17

Conhece essa ferramenta? The Repertory Grid Tool for Capturing Architecture Decisions é uma ferramenta (única) para estruturar as decisões arquiteturais. A ferramenta é muito fácil de ser utilizada e o único passo anterior é determinar as decisões com a visão de avaliação. Existe um artigo sobre a ferramenta no INFOQ: http://www.infoq.com/news/2012/07/rug-rgt-tool e quem quiser acessar pode utilizar a url: http://www.repertorygridtool.com/grids/

Comentário de Anderson Alves Teixeira em 4 março 2014 às 18:33

Também gostaria de experimentar e ajudar, Anderson Alves Teixeira

Evento TDC2016

Badge

Carregando...

© 2017   Criado por Adriano Tavares.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço