Mary Shaw, a "mãe" da Arquitetura de Software

Arquitetos,

quem nunca ouviu falar em Mary Shaw então está passando da hora de ler ao menos o paper que ela e David Garlan escreveram em 1994 - An Introduction to Software Architecture. Quem quiser ir mais a fundo, pode ir direto para o livro - Software Architecture: Perspectives on an Emerging Discipline. Esse livro é considerado o berço da disciplina de arquitetura de software como conhecemos hoje.  

Mary Shaw, a "mãe" da Arquitetura de Software, vai estar esse ano no SATURN 2015 apresentando o keynote - Progress Toward an Engineering Discipline of Software - dia 28 de abril. Bem que eu gostaria de assistir pessoalmente e tirar uma foto de recordação!!! :) Vai ser histórico.

Boas arquiteturas!!!

PS: Quem estiver presente não só nesse mas em outros eventos, por favor, compartilhe conosco. 

Exibições: 264

Comentar

Você precisa ser um membro de PanGea para adicionar comentários!

Entrar em PanGea

Comentário de Adriano Tavares em 5 março 2015 às 23:31

Concordo Bruno, estamos ˜engatinhando˜ e os sistema vão ficando cada vez maiores e com mais desafios de arquitetura para resolver. :)

Comentário de Adriano Tavares em 5 março 2015 às 23:29

Que legal Paulo! O paper é realmente um marco. 

Comentário de Paulo Merson em 3 março 2015 às 22:07

Também gostaria de ir, mas não vai ser possível. Tive o privilégio de ser aluno de Mary Shaw. Tivemos então que estudar seu paper "Software Architectures Perspectives on an Emerging Discipline" que fala exatamente do tema do keynote. É um paper absolutamente brilhante, que reflete como fazemos software (normalmente) de maneira comercial, que traz avanços em relação ao trabalho artesanal, mas ainda não representa a aplicação e compreensão de uma ciência como exige uma engenharia. 

Comentário de Bruno Costa em 3 março 2015 às 16:02

Muito legal, Adriano! Eu também gostaria muito de estar presente. É interessante refletir que a área de Arquitetura de Software é tão recente, pouco mais de 25 anos (considerada como uma disciplina apenas em 1990 [1] [2]). Estamos apenas engatinhando :)

Badge

Carregando...

© 2018   Criado por Adriano Tavares.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço