É difícil manter o foco das reuniões diárias de Scrum. O tempo é realmente curto e se o objetivo não for bem compreendido, por todos os participantes, a reunião pode facilmente ultrapassar o tempo definido e não cumprir o seu objetivo.

Para ajudar o time a se disciplinar e ao ScrumMaster a manter o foco da reunião o checklist abaixo pode ser útil. No checklist é usada a metáfora clássica dos porcos e galinhas para representar os membros comprometidos e os apenas envolvidos no projeto.

Exemplos de papeis que geralmente atuam como porcos:
- Analistas de sistema, Desenvolvedores, Arquitetos de software, Coordenadores de projeto, Líderes técnicos, Analista de requisitos, DBAs, Web Designers. (Membros do time, Scrum Master e Product Owner)
E galinhas:
- Gerentes de projeto, Gerentes de PMO, Diretores, Acionistas. (Clientes, stakeholders e outros envolvidos)

Regras para a reunião diária de Scrum
- A reunião diária deve ser executada em um período de 15 minutos independentemente do número de membros na equipe.

- É realizada todos os dias no mesmo horário e local. É aconselhável que seja a primeira coisa realizada no dia. Assim os membros da equipe podem pensar no que fizeram no dia anterior e planejar o que farão hoje.

- Todos os membros devem estar presentes. Caso alguma pessoa não possa comparecer esta deve participar por telefone ou ser representada por outro membro da equipe.

- O Scrum Master começa a reunião no horário marcado independente de quem esteja presente. Qualquer um que estiver atrasado pagará um castigo imediatamente.

- O primeiro a falar será a pessoa que estiver à esquerda do Scrum Master e procede em sentido horário até que todos tenham se reportado.

- Cada membro da equipe deve responder à três perguntas:

1) O que você fez desde a última reunião diária?
2) O que você fará entre agora e a próxima reunião diária?
3) O que te impede de fazer seu trabalho da maneira mais eficaz possível?

- Os membros da equipe devem responder às três perguntas e não podem desviar o foco para discussões de problemas, designs ou fofocas. O Scrum Master é responsável por organizar a agilidade, fazendo com que todos possam se reportar.

- Durante a reunião somente uma pessoa fala por vez. Esta é a única que está reportando seu status. Todos os demais devem ouvir. Não existem conversas paralelas.

- Quando um membro da equipe apresenta algo que seja de interesse de outros membros ou precisa da assistência de outras pessoas qualquer um pode imediatamente organizar um encontro das partes interessadas após a reunião diária.

- Galinhas não têm permissão de falar, fazer comentários, caretas ou tomar qualquer atitude que faça sua presença na reunião se tornar obstrutiva.

- Galinhas se colocam na periferia da equipe para não interferir na reunião.

- Se muitas galinhas quiserem presenciar a reunião o Scrum Master pode limitar a quantidade de participantes para que a reunião não perca seu foco e mantenha-se organizada.

- Galinhas não têm permissão de falar com membros da equipe após a reunião para entendimento ou para fornecer conselhos ou instruções.

- Porcos ou galinhas que não obedecerem as regras acima podem ser convidadas a se retirar da reunião (galinhas) ou removidas da equipe (porcos).

Checklist retirado do livro: “Scrum e XP direto das trincheiras”

de Pangea, Adriano.

Participe do continente Metodologias ágeis - Scrum, XP e tudo mais!.

10 dicas para iniciar com gestão ágil de projetos

Palestra SOA dia 21/7/09

Exibições: 111

Comentar

Você precisa ser um membro de PanGea para adicionar comentários!

Entrar em PanGea

Evento TDC2016

Badge

Carregando...

© 2017   Criado por Adriano Tavares.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço